sexta-feira, 29 de maio de 2015

Novo conceito de hotel na planície Alentejana

Hoje decidimos abordar a abertura de um novo hotel, no qual a cortiça é o elemento marcante no edifício principal. 


O Ecorkhotel está inserido no montado do concelho de Évora, em pleno Alto Alentejano. Trata-se de uma unidade hoteleira com classificação de 4 estrelas. Teve a sua inauguração no mês de Maio de 2013.


Ecorkhotel Évora, Suites & Spa
Fonte: www.booked.com
O hotel tem como elemento principal a cortiça, tornado Ecorkhotel um dos raros edifícios no mundo a ter esta utilização e o primeiro na área da hotelaria.

José Carlos Cruz o arquiteto da edificação do hotel influenciou-se na arquitetura vernacular e árabe, utilizando, assim, materiais da região, tais como: blocos de barro, peças de decoração feitas por artesãos locais e os painéis revestidos em cortiça. Na sustentabilidade o hotel adotou praticas como, aproveitamento da água das chuvas, a maioria energia elétrica é produzida por painéis fotovoltaicos, a água utilizada no hotel é captada por dois furos e aquecida com painéis solares, e as águas de despejo são tratadas por processos mecânicos e biológicos e depois reutilizadas para os sistemas de rega.

Tem também uma horta biológica, onde são colhidos os ingredientes para workshops de culinária e ainda pende adquirir animais.

Arquitetonicamente é constituído por 56 suítes individuais dispostas em “vilas”. À entrada do hotel localiza-se a área comum (receção, pátio, sala de conferência, restaurante, piscina exterior e interior, ginásio e SPA).

Todos os espaços que envolvem o hotel foram pensados para que a estadia possa ser a mais relaxada possível, e a restante área em redor possuí muitos caminhos para explorar a pé ou nas bicicletas do hotel. Para quem requer mais animação, Évora, com os seus restaurantes de conhecida gastronomia, monumentos e museus, está a cinco minutos de distância.
O hotel disponibiliza também programas temáticos de vários dias, que vão desde saídas de birdwatching a rotas de enoturismo.


Para mais informações consulte: http://www.ecorkhotel.com/

Qualquer dúvida, sugestão ou feedback solicitem por comentário!


2 comentários:

  1. Boa noite, achei interessante este artigo sobre a sustentabilidade e arquitetura vernacular, se encontrarem mais estabelecimentos hoteleiros assim em Portugal façam divulgação.

    ResponderEliminar
  2. É sempre bom, os investidores se preocuparem com a sustentabilidade. Assim ao mesmo tempo ajuda o ambiente e promove um dos recursos tão bem usados em Portugal, a cortiça e entre outros. Excelente iniciativa, que muitos continuem neste seguimento da sustentabilidade hoteleira.

    ResponderEliminar